terça-feira, 19 de novembro de 2019

5 R's no artesanato - repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar.

Como os artesãos podem ajudar o mundo com esses 5 tópicos 

 Decorando potes utilizando retalhos

A arte é capaz de inúmeros benefícios, isso todos nós sabemos. Mas temos a imensa capacidade de realizar muito e, às vezes, com muito pouco.
Que atire a primeira pedra quem não tem uma coleção de potes em casa. Seja de sorvete, azeitona, palmito, molho de tomate ou qualquer coisa que venha embalada em um pote que possa ser reutilizado. Você também tem que eu sei, hehehe
Eu sou apaixonada pelos potes de geleia. São quase sempre miúdos, arredondados e ficam super bonitinhos com botões dentro. Ou moedas que sobram das compras. Ou bobinas de máquina. Ou colchetes, miçangas, pérolas e uma infinidade de outras coisas que facimente temos no ateliê, é ou não é? 
A pergunta é... precisam ser só vidros? Com sua forma e transparência, sem nenhum outro toque pessoal nosso?
Eu gosto muito dos potes e sempre dou um jeito de fazer alguma coisa com eles. Verniz, tinta, tecido, meia pérola... tudo pode ser utilizado para deixar os potes mais charmosos!
Nesse vídeo, utilizei tecidos, passamanaria e rendinhas. Colei tudo com cola de silicone líquida Rendicolla (colou não solta mais! rs)
Basta clicar na imagem que ela vai te levar ao vídeo. E não se esqueça de curtir e compartilhar e claro, se inscrever no nosso canal!
E sobre os 5 R's:
1º R: Repensar. É muito importante repensar hábitos de consumo e descarte. Será que o que você está comprando é algo de que realmente necessita? Será que algumas vezes você consome por impulso e acaba cometendo desperdício? Ao invés de comprar algo novo, você não poderia reaproveitar algo que já tem? Você compra um tênis, um computador, uma peça de roupa nova, mas o que você faz com os antigos? Você os reaproveita ou joga no lixo comum? Como você descarta o lixo na sua casa? Você separa embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado, jogando no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável? Essas e outras perguntas podem ser feitas aos alunos a fim de que eles repensem a maneira como estão consumindo e também como estão descartando o lixo que produzem.
2º R: Reduzir. Consumir menos produtos, dando preferência aos que tenham maior durabilidade. Uma forma de reduzir é: adquirir refis de produtos; escolher produtos que tenham menos embalagens ou embalagens econômicas; dar prioridade às embalagens retornáveis; adquirir produtos a granel; ter sempre sua sacola de compras ao invés de utilizar as sacolinhas de plástico; usar a criatividade e fazer bijuterias, brinquedos e presentes personalizados utilizando materiais recicláveis; utilizar pilhas recarregáveis ao invés de pilhas alcalinas; utilizar lâmpadas econômicas, etc.
3º R: Recusar. Quando você recusa produtos que prejudicam a saúde e o meio ambiente está contribuindo para um mundo mais limpo. Prefira produtos de empresas que tenham compromisso com o meio ambiente e sempre fique atento às datas de validade dos produtos. Recuse sacos plásticos e embalagens não recicláveis, aerossóis e lâmpadas incandescentes.
4º R: Reutilizar. Ao reutilizar, você estará ampliando a vida útil do produto, além de economizar na extração de matérias-primas virgens. Muitas pessoas criam produtos artesanais a partir de embalagens de vidro, papel, plástico, metal, cd’s, etc. Utilize os dois lados do papel e faça blocos de rascunho, pois, assim, você preserva muitas árvores.
5º R: Reciclar. Ao reciclar qualquer produto reduz-se o consumo de água, energia e matéria-prima, além de gerar trabalho e renda para milhares de pessoas. Faça a coleta seletiva e contribua com um mundo mais sustentável.

Guirlanda Natalina - DIY - Com fita de juta

Textura para guirlanda natalina? TEMOS!

PAP antigo, mas vale a pena repostar. Agora, o vídeo está em nosso canal do YouTube :)

Assista ao vídeo, deixe seu like e seu comentário e claro... se inscreva no nosso canal!



Beijos!



segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Guirlandas Natalinas. Qual o significado?


Aaaaah, o Natal!
Milhares de formas de deixar tudo lindo, esperando o nascimento do menino Jesus - Ele é a verdadeira razão de toda a comemoração. Mas não consigo ignorar o bom velhinho, suas renas e todas as luzes que o Natal traz consigo.

Como artesã, confidencio o meu amor pelas guirlandas natalinas. Eu sempre tenho alguma na porta e apesar do amor ilimitado pelo natal, sempre recolho dia 6 de janeiro, dia de Reis.Mas você sabe o que significa a guirlanda de natal?
Primeiro, ela é sempre redonda. Representa o sol e o movimento solar, indicando que o frio passaria e as novas folhas logo viriam. As folhas representam os espinhos da coroa de Cristo em sua crucificação e o vermelho, o Seu preciosíssimo sangue. Os povos mais antigos guardavam as folhas e a tinham como símbolo da preservação da vida, durante o inverno gelado.
Como é um costume muito antigo, outros significados certamente serão encontrados por aí, mas esse foi o que melhor expressou para mim, o sentimento que eu mesma tenho quando passo por uma guirlanda natalina.
Sempre guardo os modelos que mais me agradam e vou compartilhar aqui com vocês, alguns desses modelos (Lembrando que também estão disponíveis em minha galeria do Pinterest)
*Imagens retiradas do Google.