segunda-feira, 4 de maio de 2020

8 dicas para comercializar produtos artesanais sem sair de casa


Bruna Szpisjak, do Time de Artesãos da Círculo S/A, recomenda dicas essenciais e fáceis de colocar em prática e incrementar a renda.

Apesar de algumas cidades estarem flexibilizando o confinamento social, ainda há muitas que seguem com o isolamento e a recomendação continua sendo para que as pessoas saiam apenas em casos essenciais. Com a rotina de home office, muitas pessoas aprenderam a fazer trabalhos manuais, a partir de cursos on-line ou até mesmo redescobriram a atividade que já havia sido transmitida por uma avó, tia ou mãe e aproveitaram o tempo em casa para aprimorar técnicas. Pessoas do grupo de risco também aproveitam para tricotar, crochetar e bordar. Além de passar o tempo de maneira produtiva e terapêutica, o trabalho feito à mão é uma boa alternativa para ajudar no orçamento.
Mas, e como comprar materiais e vender as peças confeccionadas sem sair de casa? É possível comprar os materiais, como agulhas, novelos, acessórios e tudo que o artesão precisar, em e-commerces especializados que entregam em todo país. Em algumas cidades, lojas e armarinhos também oferecem o serviço de delivery. E para ajudar a alavancar as vendas das produções artesanais, a designer e professora Bruna Szpisjak, do Time de Artesãos da Círculo S/A, preparou oito dicas essenciais e fáceis de colocar em prática e incrementar a sua renda. Confira:

  1. Saiba calcular quanto vale a sua hora: estabeleça quanto você deseja faturar por mês com a venda de peças artesanais. Calcule quantas horas diárias e dias por semana você dedica à atividade e multiplique pelo número de semanas do mês. Por fim, você divide o valor que você quer ganhar por mês pelas horas mensais totais e chegará a um valor estimado da sua hora.

  1. Use produtos de qualidade: a peça final que é comercializada é a sua identidade e referência. Portanto, usar produtos de qualidade para a confecção das peças é fundamental para que o cliente confie no que está comprando e, dessa forma, se fidelize e recomende você a outras pessoas. Lembre-se que a indicação e opinião dos consumidores é um dos tipos de marketing mais importantes e valiosos para os negócios.

  1. Peças pequenas gastam pouco material: você consegue ter um custo menor e oferecer um preço mais acessível de venda também. Com pequenas e mais simples produções, você consegue ainda fazer trabalhos incríveis em menos tempo e com um preço mais em conta a você e ao consumidor.

  1. Público infantil e feminino consomem mais: direcione suas produções para estes públicos que são os que mais se interessam e compram produtos artesanais. Vestimentas, acessórios ou itens para a decoração, como os amigurumis, que são os preferidos para enfeitar ambientes infantis.

  1. Identifique suas peças: utilize uma etiqueta ou tag personalizada que identifique o nome do seu ateliê, da sua marca ou seu nome mesmo. É uma forma de fortalecer o seu trabalho e posicionamento e dar mais credibilidade ao seu negócio.

  1. Utilize rótulos de composição e dicas de lavagem: insira na sua peça a composição do fio e a dicas para lavar e conservar o produto. São informações úteis ao seu consumidor.

  1. Use plataformas on-line para venda: torne as suas redes sociais uma vitrine para os seus produtos e também um canal de comunicação com seus clientes e potenciais clientes. Além disso, aposte em marketplaces especializados em artesanato e produtos personalizados, como a elo7, por exemplo. Na plataforma, você pode oferecer produtos a pronta entrega ou sob encomenda.

  1. Agregue valor ao produto: o produto artesanal por si já carrega um valor sentimental, uma história por trás da confecção de cada peça e um significado cheio de afeto e aconchego. Você pode somar alguns diferenciais que podem conquistar ainda mais os seus clientes, por exemplo borrifando água perfumada com aroma suave na peça, embrulhando a peça comprada em uma embalagem atrativa, enviando um cartão personalizado agradecendo a compra e outros.

A Círculo S/A produz conteúdo em diversos canais para ajudar artesãos a se profissionalizarem e a empreenderem, bem como para inspirar e estimular a criatividade. Durante a pandemia, a empresa, que é a maior fabricante de produtos para trabalhos manuais da América Latina, disponibiliza lives diárias com diversos convidados em seu perfil no Instagram, com temas relacionados à saúde, bem-estar, criatividade, empreendedorismo e artesanato. Além disso, diariamente, são disponibilizadas três receitas no site da Círculo S/A, que possui mais de 6 mil ideias gratuitas de como fazer itens de crochê, tricô e amigurumi. Cerca de 50 e-books temáticos também estão à disposição gratuitamente no site e aplicativo Love Círculo para quem quiser baixar e aprender novas técnicas artesanais.

Porta chaves “Minha mãe é um doce”


Peça que desenvolvi para a live na página da Rendicolla, em comemoração ao dia das mães – 2020.


Estamos todos em confinamento, mas seguimos inventando moda! Para comemorar o dia das mães desse ano, optei por criar uma peça que possa ser tanto para vender, quanto para presentear.   
Fiz uma boneca super doce, com direito à livrinho de receitas e fouet.
Ficou com 21 cm de altura, sendo que a tábua de corte utilizada tem 35 x 14 cm. Usei ganchinhos simples, encontrados em cada de material para construção, mas se você tiver de outros modelos em casa, podem muito bem ser utilizados (ou reaproveitados).
Vou disponibilizar os moldes, que já estão 1:1, ou seja, é só imprimir e recortar, já estão nas medidas para o tamanho que foi feita a peça. Porém, pode ser impresso no tamanho desejado (eu sou do time das peças maiores, hehe... para mim, quanto maior, melhor!)

A saia eu usei uma tira de tricoline, de 40x5cm, porém, na cintura, dobrei 1cm antes de franzir. A manga são círculos de 4cm e os cabelos foram feitos com lã:


            O fouet foi feito super rápido, com arame de trabalhos em meia de seda. Ficou com 4 cm.

Os moldes não podem ser vendidos, visto que estão sendo distribuídos por mim gratuitamente. Podem ser compartilhados, desde que se mantenha a fonte.Aproveitem! E não deixem de me mostrar as peças que fizeram e de me dizer o que acharam.
 Para baixar seus moldes, clique aqui.




            Beijinhos!