quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Impossível não amar as orquídeas!


Aos domingos, o Parque Vicentina Aranha é invadido por amantes dessas flores, os orquidófilos.


Não teve jeito. Fomos apenas levar as meninas para assistir ao Show do Mundo Bita (aliás, que showzão! Crianças e pais cantando juntos que “o sol já nasceu lá na fazendinha” foi lindo de se ver!), mas de lá fomos para a feirinha de artesanato (ver as amigas, né, Fátima?), descobrimos a Colorança Têxtil que já falamos aqui anteriormente e por último, mas não menos importante, a feira de orquídeas.

            Gente... que coisa mais linda! Um festival de cores e aromas que nunca tinha visto igual. Teve oficina gratuita de cultivo – que infelizmente perdi – e venda de mudas e também unidades já floridas.
Sabe como é chegar em um lugar e não querer sair mais? Ou então, querer sair levando tudo embora? Claro que comprei um vaso para mim, mas queria mesmo era ter espaço para trazer uma espécie de cada!


A U.J.O. - UNIÃO JOSEENSE DE ORQUIDÓFILOS, fundada em 1987 com a nobre missão de difundir o cultivo de orquídeas e preservar a natureza, considerada como UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL pela Lei n. 3500 de 18 de maio de 1989, através desta mídia social, pretende divulgar suas ideias e projetos, conclamando a todos que participem de suas reuniões e cursos ao ar livre, SEMPRE a cada 2 domingos, no quiosque da CPFL ao lado da Igreja do Parque Vicentina Aranha, das 10 às 12h. Sempre uma palestra sobre cuidados no cultivo, pragas, calendários de Exposições de Orquídeas na região metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte e em outros estados, informações importantes aos amantes das orquídeas. Venha e participe! Sempre uma exposição de espécies em floração acontece a cada 2 domingos no Parque Vicentina Aranha, onde desde o dia 18 de maio de 2014, a UJO ganhou um espaço fixo para ter sua biblioteca, reuniões além de palestras, exposições dominicais e cursos. (Fonte: Facebook)
Foto: Reprodução - Facebook do grupo UJO
As flores e o artesanato
E será que tem alguma coisa a ver? A resposta é óbvia: SIM!
           O trabalho de cultivo dessas plantas é artesanal e minucioso. Cada broto que nasce e cresce, cada botão que se abre é fruto de dedicação e amor... E isso é a essência do artesanato. Aproveitando o ensejo, vou deixar aqui o molde da orquídea que fiz em feltro e em breve a aula em vídeo estará disponível. Aproveite o recesso e faça suas orquídeas! Mas não pense que uma substitui a outra... elas se complementam...
Acompanhe nossa página do facebook para ter acesso a mais moldes e aulas gratuitas
Execução: Amanda Junho Damaceno


OFICINA DE CULTIVO, EXPOSIÇÃO E VENDA DE ORQUÍDEAS   
Data: Acompanhem através do site do Parque Vicentina Aranha
Horário: 10h às 12h
Local: Quiosque São João
Parceria: União Joseense de Orquidófilos
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário